Dias de sol e dias de chuva...

Aqui fazemos todo tipo de desenhos e, para exercitar, sabemos que é importante a inspiração na natureza, através da observação atenta, contemplando cada detalhe do que vemos. Assim desenvolvemos nossa memória visual.
Temos no ateliê o privilégio de desenhar na fazendinha La Salle, fazendo desenhos ao ar livre. Além de ser um bom exercício é muito prazeroso desenhar os animais, ao vivo.

 
    (Na casa dos avestruzes)                      (Cabritinho que nasceu essa semana) :)                            


Mas em dias de chuva, pegamos outras fontes de inspiração para os exercícios de desenho. É aí que podem entrar em cena, entre outras fontes, uma coleção de revistas antigas. Uma delas é a Biblioteca Fauna, muito rica em fotos e ilustrações do mundo animal. E a outra, uma dúzia de revistas National Geographic, com retratos de pessoas de várias etnias e culturas. Uma delas foi escolhida como fonte de inspiração pelo Thiago Martins, 13 anos, que estuda na Casa das Ideias há dois anos e vem se dedicando ao estudo de retrato:


 

Este desenho do indiozinho foi construído à mão livre, com grafite, recebendo uma velatura de guache e, em seguida, algumas camadas de lápis de cor e giz pastel seco. E é claro que ele usou um pouco de paciência ao trabalhar o desenho em camadas, esperando a tinta secar, observando os detalhes... Mas valeu a pena, ele diz.
Concordo com você, Thiago. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário